Pesquisa feita com 4 pessoas de diferentes idades e regiões afim de saber como era nesse período.
Conversei com algumas pessoas também de idades e cidades diferentes, o entrevistado número 1 tem 62 anos, nascido em MG, onde estudou desde os primeiros anos até o técnico, na época em que iniciou o sistema era quatro anos "primários", o ano seguinte era o chamado "admissão", e quem passava de ano continuava os estudos chamado "o ginásio", e quando terminava partia para "o colegial" (os três anos que hoje é o ensino Médio), e estando no colégial podia fazer um curso técnico, no qual o entrevistado declarou ter feito no Senai.
O número dois tem 56 anos e estudou na sua cidade natal, uma cidade grande do interior de SP, e foi um pouquinho diferente do primeiro, ao chegar no quarto ano primário, foi abolida a lei da "admissão" e todos iam diretamente para o quinto ano, o ginásio, no entanto quando chegava no colegial poderia optar pelos três anos do colegial ou um ano do colegial mais três de técnico, da qual os curso a ser escolhido era somente os que a escola disponibilizava, eram somente quatro ou cinco opções. Este por sua vez escolheu somente os três anos do colegial, crente que iria cursar uma Faculdade, porém a vida tomou outros rumos e acabou que não fez nem um nem outro, o que mais tarde trouxe-lhe grande aborrecimento ao perder uma ótima oportunidade de salário por não ter um curso técnico, qualquer especialidade que fosse.
O número 3 tem 59 anos e morava na zona rural de uma cidade pequena do interior de SP, isso na ocasião de sua infancia até a idade de 16 anos, ela tinha que trabalhar para ajudar os pais, trabalhava na plantação e colheita, a escola era longe de casa aproximadamente 40 minutos a pé, e só tinha os anos primários, mesmo com toda essa dificuldade ela conseguiu concluir os quatros anos, contou-me que não tinha condições nenhuma de comprar material escolar e ficava numa fila esperando a doação de lápis e folha para escrever, e que sua mochila era um saco de arroz vazio, onde levava seus pertences. Veio para a cidade trabalhar, casou-se e nunca mais frequentou escola, mas escreve bem e sabe fazer contas, lê muito bem, e podemos perceber que enquanto aluna foi muito dedicada e contou com excelente mestre, pois do contrário não teria alcançado esse exito.
O número 4 e último tem 37 anos e sempre morou numa cidade pequena do interior de SP, e teve a sorte de morar perto da escola, onde teve ótimos professores. Entrou no "jardim da infância" com 4 anos, e na escola em que inciou sua primeira séria (como era chamada), fez o ginásio, e o colegial que nesse inteirim mudou para "segundo grau".
Podemos perceber que quem movava na cidade teve mais chance de estudar do que quem morava na zona rural, e que hoje em dia há muito mais facilidade de estudar do que nas décadas passadas, mesmo porque hoje o ensino básico é obrigatório e o governo dispõe de recursos para que o aluno consiga estudar. É só ter boa vontade e se esforçar.